sábado, 23 de fevereiro de 2019

Fênix, o renascer das cinzas

Fênix é um pássaro extraordinário da mitologia grega, que tinha uma duração fantástica de, no mínimo trezentos anos. Ele atravessava a morte, deixava-se consumir pelo fogo e depois se reerguia das cinzas e começava uma nova vida. Seu significado é exatamente resistência ao  fogo à morte e o renascimento. Usa-se a palavra para exemplificar pessoas grandemente resistentes, que conseguem atravessar determinados transes da vida e superar, como se superassem a própria morte.
Tive experiência de conviver com uma dessas. Um jovem, com casamento marcado, fazia exames para esclarecer uma febre noturna que passou a incomodá-lo. Exatamente nove dias antes do casamento, o médico chamou-o para entregar-lhe o resultado da pesquisa: "Você tem leucemia linfática aguda".
Como uma avezinha acuada, chorou no abraço da noiva. Com uma força sobrenatural, os dois assumiram o casamento e, no sábado seguinte, recebiam as bênçãos do matrimônio. Na segunda-feira seguinte, às cinco da tarde, já estavam internados no Hospital Santa Cruz. Foram três anos de muita agonia de quimio e radioterapia. Nesse período, a avezinha perdia todas as penugens e praticamente morria.
Algum tempo depois, como quem levantava das cinzas o rapaz voltava a trabalhar e era promovido a cargo de chefia.
Quatro ou cinco anos se passaram e um novo terremoto sacode violentamente aquele ninho A doença recidivou. Foram outros três anos de intenso tratamento, dor, angústia e esforço. Entre uma quimio e outra, ele tinha palavras para animar os outros doentes. Os dois, sempre juntos em tudo, davam aos outros  lições de vida e de maturidade.
Passado um tempo de tratamento, vinha uma alta provisória e o fênix, emplumado de novo, alçava seu voo. muitas pessoas foram animadas e fortalecidas com as atitudes do casal que ficou conhecido como " casal referência".
Oito anos se passaram Eles trabalhavam, construíam, sonhavam, viviam, amavam. Tiveram dois filhos, mesmo contra a afirmação do médico que dissera que ele não geraria filhos após a quimioterapia.
Ele passou pelo transplante de medula, doada pela irmã caçula, a única que era compatível.
Quatro anos após o transplante, o fênix renovado. voava alto. Funcionário e contador do TRE prestou serviços a muitas pessoas. Era muito ativo e feliz. A ave  fênix já dera bastante o seu exemplo. De repente, percebeu uma dificuldade na língua que, logo foi diagnosticada e operada. O pássaro foi queimado novamente.Rapidamente, a doença evoluiu, sendo necessário eliminar toda a língua. Ele já não falava,mas tinha expressões que consolavam e abençoavam a muitos
Sem demora, com evolução rápida, as labaredas do câncer invadiram todo seu organismo e como fênix da mitologia é uma lenda, um mito, embora esse tivesse sido real, aceitou a morte com toda dignidade e voou com nobreza para a eternidade.
A esposa e os filhos o acompanharam até o último momento e o honram até hoje.
Louvemos a Deus pela vida, pela passagem, pela história real dessa fênix ente nós. 
Todo tempo em que viveu, glorificou a Deus e abençoou pessoas.
Hoje,  restam uma grande saudade e um grande exemplo de vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário